Central de Adubos

Publicada lista de junho dos produtos com bônus do PGPAF, calculado pela Conab.

Na última segunda-feira (12), foi publicada, no Diário Oficial da União, mais uma lista dos produtos que receberão o bônus do Programa de Garantia de Preços para a Agricultura Familiar (PGPAF). A Companhia Nacional Abastecimento (Conab) é o órgão responsável pela realização do cálculo do bônus.

A lista do mês de junho inclui um total de 16 produtos, distribuídos em 19 estados da federação. Três novos produtos passaram a compor a lista de bonificação em relação ao mês anterior: milho (MA, MG, PR, GO e MS), manga (BA) e cará/inhame (RO).

O maior bônus de garantia de preço na lista é de 43,95%, referente à borracha cultural cultivada (em Mato Grosso), seguido do açaí no Acre (40,22 %) e da borracha natural cultivada no Paraná (39,46 %).

O bônus PGPAF é calculado com base no valor médio dos produtos e, na lista, são contemplados os cultivos cujos preços recebidos pelo produtor ficaram abaixo da garantia. A publicação da portaria com os valores de bonificação é realizada pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA) e os descontos aos produtores são feitos em seus financiamentos do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf).

A lista completa pode ser conferida acessando o link:

https://www.in.gov.br/en/web/dou/-/portaria-n-14-de-7-de-junho-de-2023-488818364

QUEM LEU ESSA NOTÍCIA, TAMBÉM LEU ESTAS: