Central de Adubos

Preferência pelo mercado doméstico da manga aumenta

Os preços da manga comercializada no mercado doméstico vêm registrando altos patamares nas últimas semanas. De acordo com colaboradores do Hortifrúti/ Cepea, esse cenário tem feito com que muitos produtores do Vale do São Francisco (PE/BA) priorizem o mercado interno em detrimento do externo.

Conforme dados divulgados pela HF Brasil, ainda que haja boa diferença de preços entre os segmentos (no caso da palmer, a média entre os dias 15 e 19/04 foi de R$ 2,79/kg para o interno e R$ 3,53/kg para o externo), as exigências para atuar no comércio exterior são maiores. Mesmo para os exportadores, a atratividade internacional está diminuindo, já que os altos custos de embalagem, transporte e armazenamento desestimulam o segmento.

Vale lembrar que, neste momento, a demanda pela manga brasileira na Europa está firme, já que a temporada do Peru se encerrou e a da África ainda não começou. Porém, em maio, as frutas africanas deverão entrar com maiores volumes no continente europeu, o que tende a reduzir o ritmo de embarques brasileiros.

QUEM LEU ESSA NOTÍCIA, TAMBÉM LEU ESTAS: