Obliba sportovního sázení v posledních letech neustále roste a s příchodem mobilních technologií stále více lidí využívá mobilní aplikace, aby sázeli na své oblíbené týmy a události. Jednou z takových mobilních aplikací je aplikace Mostbet pro Českou republiku.

Mostbet je přední online platforma pro sportovní sázení, která nabízí širokou škálu možností sázení na různé sportovní události včetně fotbalu, basketbalu, tenisu a dalších. Aplikace poskytuje uživatelům uživatelsky přívětivé rozhraní, které jim umožňuje snadno procházet různými sázkovými trhy a rychle a efektivně uzavírat sázky.

Jednou z klíčových výhod používání mobilní aplikace Mostbet je pohodlí, které nabízí uživatelům. Pouhými několika klepnutími na chytrém telefonu nebo tabletu mohou uživatelé odkudkoli a kdykoli přistupovat k různým možnostem sázení a uzavírat sázky na své oblíbené týmy nebo hráče.

Preços da alface, da batata, da cebola e do tomate sobem em novembro

Os preços da alface, da batata, da cebola e do tomate no atacado, em novembro, registraram movimento preponderante de alta.

A exceção é a cenoura, que apresentou queda de preço na maioria das Centrais de Abastecimento (Ceasas) analisadas, repetindo a tendência dos meses anteriores, constata o 12º Boletim do Programa Brasileiro de Modernização do Mercado Hortigranjeiro (Prohort) 2022, da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), divulgado na semana passada.

A Conab explica que o estudo é realizado para as hortaliças e as frutas com maior representatividade na comercialização nas Ceasas do país e que têm maior peso no cálculo do índice de inflação oficial, o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA).

Os maiores aumentos foram para a cebola (+37,18%) e para o tomate (+18,79%).

No caso da cebola, afirma a Conab em comunicado, a tendência de alta vem sendo observada desde novembro de 2021, culminando com o maior nível de preços da série em novembro de 2022.

Para o tomate, deve-se considerar que, desde setembro, a oferta está estável (tendo o pico da oferta ocorrido em agosto deste ano).

O quadro de chuvas nas regiões produtoras dificulta a colheita e retarda a maturação do fruto, afetando negativamente a oferta, esclarecem os técnicos da companhia.

No caso da batata, apesar da estabilidade na oferta, os preços continuam em alta. Isso porque as chuvas constantes e, muitas vezes intensas, comprometem a colheita e puxam os preços para cima, relata a Conab no boletim.

As chuvas na maioria das regiões produtoras também têm comprometido a produção de alface, reduzindo a oferta e elevando a cotação da verdura. “No primeiro decêndio de dezembro, não se observa uniformidade no movimento de preços”, comentou.

A Conab diz, ainda, que, em novembro, apesar da redução de 2% na oferta de cenoura em relação a outubro, os níveis estão em torno de 25% superiores às quantidades registradas em fevereiro e março. Com isso, registra-se continuidade no movimento de queda de preços em quase todos os mercados atacadistas analisados.

Frutas

A banana e o mamão apresentaram queda de preços em alguns mercados, apesar da alta na média ponderada. O preço da banana chegou a cair 10,45% na Ceasa de São José (SC), na grande Florianópolis, e 7,97% em Brasília (DF). Contudo, na média ponderada entre todas as Centrais de Abastecimento (Ceasa) analisadas, a fruta teve alta de 5,34%, fechando o período com cotação de R$3,70/kg.

No caso do mamão, o preço chegou a cair 26,54% em Rio Branco (AC) e 11,3% em Goiânia (GO), porém a média ponderada indicou alta de 0,83%, com cotação de R$5,19/kg. A queda em alguns entrepostos justifica-se, principalmente, pela demanda fraca, pelos altos preços cobrados nos períodos anteriores e pela presença de frutas mais baratas no mercado após a normalização do abastecimento com o desbloqueio das estradas.

Quanto às demais frutas, foi observado um aumento geral de preços, em especial para laranja (+4,41%) e melancia (+8,13%). Quanto à laranja, a alta das cotações e oferta controlada pela grande demanda industrial foram a tônica mensal.

Já a melancia teve a alta de preços justificada pelo declínio da colheita em Ceres (GO) e início da safra em diversas microrregiões de São Paulo e no sul baiano, em meio a uma demanda regular. Parte da safra baiana foi antecipada para minimizar o efeito das intensas chuvas nas regiões produtoras.

QUEM LEU ESSA NOTÍCIA, TAMBÉM LEU ESTAS: