Central de Adubos

Modernização das lavouras – financiamentos podem viabilizar compra de maquinários

As máquinas agrícolas são fundamentais para o agronegócio brasileiro, pois elas representam um aumento expressivo da produtividade, da eficiência e da qualidade das operações agropecuárias.

Com a mecanização da produção agrícola, apesar dos investimentos altos, é possível reduzir custos de produção; viabilizar colheitas com operações mais rápidas e eficientes; melhor controle e manutenção das atividades agrícolas; maior assertividade nas decisões com base em informações meteorológicas, dados do solo, localização geográfica.

Além disso, as máquinas agrícolas ajudam o produtor rural a otimizar o tempo para obter mais rentabilidade. As colheitadeiras são especialmente importantes, nas culturas de grãos, pelo conjunto de operações que realiza, ao mesmo tempo, durante a colheita.

A questão é que modernizar o plantio não é acessível a todos os produtores. No ano passado, o plano safra do Governo Federal destinou R$ 340,88 bilhões em sinal de apoio à produção agropecuária agora em 2023. O montante representa um aumento de 36% em relação ao ano anterior.

Há recursos para serem usados em diversos programas que incluem, além da modernização, a inovação e a sustentabilidade das lavouras, sempre priorizando os pequenos e médios produtores rurais.

O Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) é um dos programas do Plano Safra que oferece crédito para aquisição de máquinas e equipamentos agrícolas para produtores rurais com renda bruta anual de até R$ 415 mil.

QUEM LEU ESSA NOTÍCIA, TAMBÉM LEU ESTAS: