Central de Adubos

Medidas simples podem salvar os tomates da ferrugem

A antracnose, termo usado para descrever um grupo de doenças fúngicas que normalmente causam lesões escuras nas folhas, tornou-se um problema comum nos tomateiros. Presente nessa lista, a doença da ferrugem é causada por uma infecção fúngica que diminui a saúde e a produtividade de qualquer planta afetada. Ela, normalmente, não mata a planta, mas pode se espalhar rapidamente após a rega ou durante os meses chuvosos, o que traz como consequência a redução significativa da produtividade do tomateiro.

Por isso, algumas mudanças no manejo são fundamentais para evitar a ferrugem. De acordo com a Sociedade Real de Horticultura (Royal Horticultural Society), a doença é mais prevalente em condições úmidas e está entre as infecções fúngicas, portanto é fundamental remover o excesso de água da planta.

Outra medida simples indicada para combater o problema é o uso de fungicida ou pesticida de forma preventiva. Importante para inibir a ação dos fungos que, geralmente, atacam as plantas, o produto pode ajudar a manter a plantação sob controle durante a época de colheita. Sendo assim, a primeira aplicação de fungicida deve ser realizada independente da presença de sintomas de doenças na área.

QUEM LEU ESSA NOTÍCIA, TAMBÉM LEU ESTAS: