Central de Adubos

Maior evento de controle biológico da América Latina será sediado em Juazeiro-BA

A cidade de Juazeiro, na Bahia, será a sede do 17° Simpósio de Controle Biológico (Siconbiol) e 2° Latino-Americano de Controle Biológico (Slacb). O evento acontece entre os dias 23 e 27 de julho de 2023, com realização da Embrapa Semiárido e Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf). As inscrições com valor reduzido podem ser feitas até o dia 20 de abril e a submissão de trabalhos está aberta até 30 de abril.

O Siconbiol é o maior evento da área na América Latina, promovido a cada dois anos pela Sociedade Entomológica do Brasil (SEB). Desde a sua primeira edição, em 1988, esta é a segunda vez que o evento será realizado no Nordeste e a primeira vez no Semiárido. Já o Slacb é um evento da International Organisation for Biological Control (IOBC NTRS) e teve a sua primeira edição em 2019, realizada em Chillán, no Chile.

O controle biológico é uma área em grande crescimento no Brasil e no mundo. A aplicação dessa estratégia se dá com o uso de um organismo vivo benéfico para o controle de outro organismo que pode causar prejuízos à agricultura, à pecuária ou mesmo à saúde humana. Esses agentes de controle biológico podem ser macro-organismos, como parasitoides ou predadores, ou microrganimos, como bactérias, fungos, vírus, nematoides e protozoários. “É um método de controle sustentável, inofensivo ao meio ambiente e à saúde da população e, diferentemente dos agroquímicos sintéticos, não deixa resíduos nos alimentos”, explica o pesquisador da Embrapa, Tiago Costa Lima, presidente do 17° Siconbiol e 2º Slacb.

Como reflexo da ascensão do setor, o evento terá a participação de 18 empresas que irão expor suas tecnologias na área de bioinsumos, número recorde para o evento. Além do público acadêmico, o evento também passa a atrair consultores, produtores e demais profissionais interessados no uso do controle biológico ou na possibilidade de investimento no setor. “Acreditamos que será um evento marcado pela composição de um público plural, da academia aos usuários das tecnologias de insumos biológicos”, destaca Costa Lima.

Durante os cinco dias do evento, serão realizadas 17 palestras, 16 minipalestras e 27 mesas-redondas, com até cinco sessões simultâneas. Serão 125 palestrantes provenientes de quase todos os estados brasileiros e de países como Chile, México, Uruguai, Colômbia, Estados Unidos, França, Portugal, Espanha e Áustria.

A professora Rita de Cássia Gervásio, da Univasf, vice-presidente do evento e coordenadora da comissão científica, ressalta a diversidade da programação. “Buscamos abordar todas as áreas do controle biológico e com temas que sejam de interesse para os diferentes públicos”.

Para os profissionais que trabalham diretamente em áreas de produção agrícola, haverá uma programação composta principalmente de controle biológico aplicado. Também serão estimulados os novos empreendimentos do setor, em iniciativa que irá selecionar 10 startups para apresentarem suas ações para um público selecionado de empresários do setor agrícola e de grandes empresas de bioinsumos. O evento ainda terá concurso para estudantes de graduação e pós-graduação e concurso de fotografias e vídeos.

A realização de inscrições e submissão de trabalhos são feitos pelo site www.siconbiol.com.br, onde também podem ser encontradas mais informações sobre a programação e o evento.

QUEM LEU ESSA NOTÍCIA, TAMBÉM LEU ESTAS: