Central de Adubos

Embrapa oferece curso sobre bioeconomia na Caatinga

Identificar oportunidades e desafios na sociobiodiversidade da Caatinga é um dos objetivos de uma capacitação on-line oferecida pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, por meio de curso gratuito, destinado a estudantes, produtores rurais, técnicos e extensionistas que se interessam pelo tema.

A bioeconomia é a ciência que estuda os sistemas biológicos e recursos naturais aliados à utilização de novas tecnologias com o propósito de criar produtos e serviços mais sustentáveis. De acordo com a Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OECD), a bioeconomia movimenta cerca de dois trilhões de euros, gerando cerca de 22 milhões de empregos no mundo todo. 

Na Caatinga, por exemplo, a exploração sustentável é fonte de energia renovável onde agricultores familiares e comunidades locais têm a oportunidade de desenvolver seu trabalho, seja na produção de orgânicos, quintais produtivos, sistema de produção agroflorestal, entre outros.  O curso gratuito tem carga horária de seis horas, sendo dividido em três módulos, com conceitos básicos e reflexões sobre o tema. A Caatinga é o único bioma exclusivamente brasileiro, o que significa que grande parte do seu patrimônio biológico não pode ser encontrado em nenhum outro lugar do planeta.

QUEM LEU ESSA NOTÍCIA, TAMBÉM LEU ESTAS: