Central de Adubos

Descarte correto de embalagens junto à Acavasf teve aumento de 20% em 2022, diz presidente da entidade

A Associação do Comércio Agropecuário do Vale do São Francisco (Acavasf) divulgou os dados das ações desempenhadas pela entidade. Fundada há 22 anos, ela assumiu, em 2002, o gerenciamento da Central de Recebimento de Embalagens Vazias de Defensivos, atendendo a mais de 25 municípios dos estados da Bahia e Pernambuco.

“A cada ano, estamos aumentando nossa atuação. Para se ter uma ideia, do ano passado para cá, tivemos um crescimento de recebimento de embalagens em torno de 20%. Em 2022, nós tiramos cerca de 400 toneladas de embalagens vazias de agroquímicos do campo. Destinadas corretamente, mais de 300 toneladas foram encaminhadas ao seu destino correto, seja a reciclagem ou a incineração. Trabalhamos em 25 municípios da Bahia e de Pernambuco. Portanto, são números expressivos que precisam ser levados em consideração”, explicou o presidente da Acavasf, Deusemar dos Santos.

O novo calendário de recebimentos itinerantes iniciou no último dia 11 de janeiro e segue durante todo o ano. O produtor precisa ficar atento à divulgação feita em cada município.

“Agora em 2023, estamos começando a programação e o cronograma de recebimentos itinerantes em todas as cidades agrícolas do Vale do São Francisco, na Bahia e Pernambuco. Desde Remanso até Paulo Afonso, de Petrolândia, Inajá, toda essa região ribeirinha. Então, é um programa que a gente faz anualmente  e que faz esse recebimento itinerante nas propriedades e nas localidades mais distantes, a cerca de 400 km da nossa sede. São números que precisam ser divulgados e levados ao conhecimento das pessoas. No ano passado, atendemos mais de 3 mil agricultores”, explicou.

Antes de realizar a entrega desse material, é necessário seguir um passo a passo, de acordo com o que rege a Legislação Brasileira:

1º : fazer a limpeza por tipo de embalagem

2º : cortar ou perfurar as embalagens

3º : como armazenar

4º : onde armazenar

5º : destinação dos recipientes, onde levar

6º : agendamento

7º : guardar o comprovante

Além das ações de recolhimento das embalagens vazias de defensivos agrícolas, a Acavasf realiza ações educativas junto a comunidade. “Nós atuamos também junto às escolas, principalmente as escolas rurais, com ações de treinamento ambiental, integrando ao Dia Nacional do Campo Limpo. No ano passado, essas ações foram realizadas em 89 escolas de Juazeiro e Petrolina.  Esse é um treinamento que a gente leva para as crianças e, consequentemente, esse conhecimento chega até os pais. Tudo isso são ações que visam o desenvolvimento da sociedade, sobretudo, das comunidades agrícolas do Vale do São Francisco”, reforçou Deusemar.

QUEM LEU ESSA NOTÍCIA, TAMBÉM LEU ESTAS: