Central de Adubos

Confirmado: La Niña chega ao fim

Depois de um longo período com águas mais frias no oceano Pacífico equatorial – julho de 2020 até março de 2023 –, a Administração Nacional Oceânica e Atmosférica (NOAA) anunciou oficialmente que o fenômeno conhecido como La Niña chegou ao fim.

Desde dezembro de 2023, os modelos climáticos estavam indicando o fim do fenômeno e agora, com o aquecimento gradual das temperaturas no oceano Pacífico, o padrão climático está em condições de neutralidade. Isso pode significar mudanças nos padrões climáticos globais que podem afetar a agricultura em todo o mundo.

Para a agricultura brasileira, a boa notícia é que as condições climáticas devem continuar neutras durante o outono e o início do inverno de 2023, o que pode ajudar na produção de algumas culturas de inverno.

A projeção também mostra a possibilidade da entrada de um El Niño no final do ano, o que pode trazer mudanças mais drásticas para o clima em relação aos últimos três anos – período de duração do La Niña.

As previsões feitas durante o outono – como neste caso – são menos precisas, mas é importante que os agricultores estejam atentos às mudanças nas condições climáticas e se preparem para possíveis impactos em suas safras.

QUEM LEU ESSA NOTÍCIA, TAMBÉM LEU ESTAS: