Obliba sportovního sázení v posledních letech neustále roste a s příchodem mobilních technologií stále více lidí využívá mobilní aplikace, aby sázeli na své oblíbené týmy a události. Jednou z takových mobilních aplikací je aplikace Mostbet pro Českou republiku.

Mostbet je přední online platforma pro sportovní sázení, která nabízí širokou škálu možností sázení na různé sportovní události včetně fotbalu, basketbalu, tenisu a dalších. Aplikace poskytuje uživatelům uživatelsky přívětivé rozhraní, které jim umožňuje snadno procházet různými sázkovými trhy a rychle a efektivně uzavírat sázky.

Jednou z klíčových výhod používání mobilní aplikace Mostbet je pohodlí, které nabízí uživatelům. Pouhými několika klepnutími na chytrém telefonu nebo tabletu mohou uživatelé odkudkoli a kdykoli přistupovat k různým možnostem sázení a uzavírat sázky na své oblíbené týmy nebo hráče.

Porta-enxerto de tomate pode proteger planta de doenças do solo

Uma das principais doenças de solo que ataca os tomateiros é a murcha bacteriana, causada pela bactéria Ralstonia solanacearum. Ela traz sérias implicações epidemiológicas e consequências econômicas em campos comerciais de cultivo de tomate. Como uma alternativa para proteger a planta e aumentar o vigor e produtividade da lavoura, os agricultores começaram a utilizar o porta-enxerto.

“O uso de porta-enxertos comerciais no cultivo de tomates tem se popularizado por conferir ganhos à lavoura. A enxertia – como é conhecida a técnica – é um método de propagação que consiste na fusão dos tecidos de duas plantas diferentes, cuja finalidade é explorar as características desejáveis de cada uma”, explica Daniela Augustinho, gerente de marketing da Seminis.

“De uma forma geral, a parte inferior (porta-enxerto) contribui com as raízes e é responsável pelo suporte da planta, pela absorção de água e nutrientes e pela adaptação às condições de solo e substrato”, diz.

Para conter a propagação da doença nos tomateiros, uma medida de alta eficácia é a utilização de porta-enxertos de tomate com elevada tolerância a determinados biovares da Ralstonia solanacearum, que é conhecido por ser um patógeno habitante do solo, persistindo por vários anos, e que apresenta grande diversidade genética, bioquímica e de virulência. A bactéria penetra a planta a partir do sistema radicular por meio de feridas ou aberturas naturais, que acaba levando a planta à morte.

Recomendações de plantio

  • Não transplantar em horários muito quentes;
  • Procure retirar as mudas da bandeja segurando pela parte do cavalo (porta-enxerto);
  • Cuidado para separar as folhas entrelaçadas entre as mudas;
  • Evite fungicidas e inseticidas conhecidos como vacina (podem causar intoxicação e comprometer a muda);
  • Não aplicar muitos fertilizantes em cobertura, no início;
  • Fazer o estaqueamento de imediato, utilizando haste firme, para assegurar melhor desenvolvimento ou fitilho na lateral;
  • Não chegar terra no pé da planta (amontoa);
  • Evitar deixar as folhas da copa encostarem no solo;
  • Evitar fechar muito a copa, pois ela pode soltar raiz aérea;

QUEM LEU ESSA NOTÍCIA, TAMBÉM LEU ESTAS: